sábado, 12 de novembro de 2011

Quantas máscaras são possíveis criarmos pra fingir a felicidade? (Itarcio A. L.)

     


      Escolhi essa Frase para começarmos a falar de algo que nem sempre nos damos conta, mas usamos todos os dias, ou quase todos os dias: Máscaras!
    Máscaras são usados todos os dias para uma finalidade: Não deixem as pessoas descobrirem quem eu sou de verdade. E muitas vezes, as pessoas se acostumam tanto usar essas máscaras e se misturam em meio a elas, que esquecem de tirá-las e nem se dão conta de ela se tornou parte de sua personalidade. Seja pra disfarçar uma vergonha passada, até mesmo com traços na infância ou para se mostrar forte ou para infinitas outras desculpas. Sim, disse Desculpas usadas para não enfrentar a realidade.


      Um dos maiores conhecimentos que Freud trouxe à psicologia foi quando mencionou que a experiência da infância tem uma forte influência sobre a personalidade adulta (Hatchwell, Regiane Vieira. On-line)¹.
     
       Como foi sua infância? Quantas mágoas e raízes de rejeição se formaram dentro de você em toda a sua vida? O que aconteceu para que muitas vezes precisamos deixar de ser nós mesmos para viver uma outra personalidade? Quem é você quando está sozinho?


     Independente do que aconteceu, existe apenas um de você, e ele deve aparecer. Deve viver! Quem está realmente ae dentro querendo sair? Tire as Máscaras e seja você mesmo! 


    E se o mundo não gostar de você do jeito que você é? (Você pode estar pensando!) eu digo: O mundo que se exploda lá fora desde que você seja você! Ninguém teve um passado perfeito, e quando criança, você não teve o controle da situação. Mas olhe pra dentro de você agora, e não deixa o que aconteceu decidir seu futuro. Não existe outra forma de ser mais feliz?


     Escolha tirar as Máscaras e assumir as consequências de quem você é! Alias, até quando vai viver assim? e Quantas máscaras você ainda vai criar pra FINGIR a Felicidade?

                                                      Raphael Alves Ribeiro dos Santos




Referência Bibliográfica: 
¹ Hatchwell, Regiane Vieira. Desenvolvimento da Personalidade. Diponivel em: http://meuartigo.brasilescola.com/psicologia/desenvolvimento-personalidade.htm. Acesso dia 12 de novembro de 2011.
     

     

3 comentários:

  1. Máscara, preciso me livrar dela. Mas não sei qual é o tempo certo para isso.

    ResponderExcluir
  2. Complicado, criar algo durante anos, e depois tirar, convivencia gera dependencia (:

    ResponderExcluir
  3. Ah Parabéns Rafael Alves. Gostei do Texto.

    ResponderExcluir